As áreas de proteção ambiental (APA) são um tipo de área protegida previstas na legislação brasileira como parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, que correspondem a áreas em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotadas de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.
A Secretaria do Meio Ambiente – SEMA está realizando um trabalho de reflorestamento da APA da Bica do Ipu. Em dezembro de 2015 um incêndio criminoso de grande proporção atingiu a vegetação do entorno da Bica e cerca de 30 hectares de mata foram destruídos pelo fogo. O incêndio foi debelado após cinco dias pela brigada da APA, bombeiros de Sobral, Crateús e populares.
Ações contínuas em parceria com integrantes do Conselho Gestor da APA da Bica do Ipu, instituições públicas e privadas, estão sendo realizadas para que a unidade de conservação seja recuperada. Considerando o período chuvoso no município do Ipu, estão sendo plantadas 1.200 mudas de cedro, ipê, catingueira, angico, dentre outras espécies nativas doadas pelo Parque Estadual Botânico do Ceará e proprietários rurais.
Com informações do Governo do Estado do Ceará
Via Netcina