sábado, 30 de janeiro de 2016

Ipu (CE): 1.200 mudas são plantadas em área incendiada da APA da Bica


As áreas de proteção ambiental (APA) são um tipo de área protegida previstas na legislação brasileira como parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, que correspondem a áreas em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotadas de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

A Secretaria do Meio Ambiente – SEMA está realizando um trabalho de reflorestamento da APA da Bica do Ipu. Em dezembro de 2015 um incêndio criminoso de grande proporção atingiu a vegetação do entorno da Bica e cerca de 30 hectares de mata foram destruídos pelo fogo. O incêndio foi debelado após cinco dias pela brigada da APA, bombeiros de Sobral, Crateús e populares.

Ações contínuas em parceria com integrantes do Conselho Gestor da APA da Bica do Ipu, instituições públicas e privadas, estão sendo realizadas para que a unidade de conservação seja recuperada. Considerando o período chuvoso no município do Ipu, estão sendo plantadas 1.200 mudas de cedro, ipê, catingueira, angico, dentre outras espécies nativas doadas pelo Parque Estadual Botânico do Ceará e proprietários rurais.

Com informações do Governo do Estado do Ceará
Via Netcina