É com muito pesar que registro o falecimento precoce do meu amigo, mestre e intelectual Ipuense, Antônio Ramos Pontes, vulgo Professor Ramos. Hoje certamente é um dia impar pra mim, pois este amigo que não está mais conosco, teve responsabilidade em parte da minha formação de conhecimento. Tive o privilégio de ter sido seu aluno no Colégio Murilo Aguiar, onde me ensinou a intimidade com as artes literárias e afins.
Ramos era a inteligência materializada num corpo, uma enciclopédia, que dominava diversos assuntos ao mesmo tempo. Era a cultura em pessoa, a sua intimidade com as palavras era para nós motivadora... Era impar por sua simplicidade e amor ao seu torrão natal. Ramos era um homem a frente do seu tempo, literalmente. Bom Pai, bom filho, bom amigo, bom caráter... Viveu intensamente o regime ditatorial no Brasil do AI5, e conviveu muitíssimo bem na democracia.
Levou para as salas de aulas por onde passou, não só o conhecimento cru, mas a vivência de um homem que sempre aliava a teoria a prática. Me ensinou a lutar contra nossos medos e desafiar diariamente a vida e os problemas corriqueiros.
Um dos mestres que tive em minha vida mundana, certamente foi Antonio Ramos Pontes... E essa noticia me deixa extremamente abalado para hoje. Ramos era bom amigo do meu Pai e da minha Mãe, frequentou por muitos anos minha casa... Sempre alegre e descontraído, tinha boa resposta para tudo... Lamentavelmente nos deixou tão precocemente, e tão bruscamente, sua semeadura certamente se propagará por muitos anos, e se foi da vontade de Deus, que assim seja... Descanse em paz meu amigo...
Meu abraço fraterno, e orações ao CRIADOR para aliviar essa dor dos filhos, esposa, parentes e amigos...
Blog Jesus da Costa