sábado, 23 de janeiro de 2016

Balneário de Carnaubal e Bica do Ipu voltam a verter

A água tomou conta da barragem e trouxe de volta a esperança, principalmente para quem trabalha no pequeno complexo de lazer ( Foto: Marlene Lima )
Carnaubal. Considerado o principal cartão postal de Carnaubal, na Serra da Ibiapaba, o Balneário Municipal Fernando Mota, inaugurado em janeiro de 1973, voltou a chamar atenção da cidade de pouco mais de 17 mil habitantes, ao sangrar, na madrugada dessa quarta-feira (20). Ainda persistente, o Carnaubal continuou com água mesmo em pouquíssimo nível, até meados de julho do ano passado, quando secou por completo.

A água tomou conta da barragem e trouxe de volta a esperança, principalmente para quem trabalha no pequeno complexo de lazer, que oferece, aos visitantes, bares, restaurantes e uma quadra coberta com palco, para a realização de eventos. Dentre eles, o Carnaval, que, segundo levantamento da Polícia Militar, em tempos de maior cheia, chegava a 35 mil pessoas nos dias de festejos.

O maior período de visitação vai de janeiro a setembro, quando moradores da Ibiapaba e de outras regiões vão em busca das águas da barragem, que conta com piscina natural. Com a cheia, a expectativa de perenização do Rio Inhuçu, que abastece a cidade, é grande. Segundo o prefeito, Raimundo Xavier, "mesmo que as poucas chuvas que têm caído em Carnaubal, muitas vezes não constem no calendário diário das 10 maiores registradas pela Funceme, elas têm sido mais constantes, o que alegra a agricultura familiar, que já começou a preparar a terra para o plantio".

Carnaval
O sangramento da barragem surpreendeu a todos, por isso a Prefeitura articula a realização do Carnaval, por meio de licitação de uma empresa particular. "Acredito que teremos grande procura durante o Carnaval, que não será realizado com recursos próprios do município, pois estamos seguindo orientação dos órgãos fiscalizadores, como TCM e Ministério Público, assim como acontece com vários outros municípios. Já abrimos procedimento licitatório para que a festa seja realizada por uma empresa, para não perdermos a oportunidade que o turismo oferece", disse.

Véu de noiva
Outra imagem que voltou a fazer a alegria, não apenas dos moradores, mas também de quem visita a Serra da Ibiapaba, é a Bica do Ipu, que voltou a formar seu famoso véu de noiva de 130 metros de queda d'água. O volume que cai do paredão ainda é tímido, mas já chama atenção. "Apesar do fluxo de água ainda ser pequeno, nosso Patrimônio Imaterial, que é a Bica, já nos traz uma imagem animadora. 

Estamos contando com apoio da iniciativa privada para a realização do Carnaval deste ano, e, com o véu de noiva em plena atividade, com certeza teremos um dos melhores festejos", disse secretária da Cultura e do Turismo, Sônia Pontes.


Fonte: Diário do Nordeste