A cidade de Ipu, na serra da Ibiapaba, vive uma grande expectativa por um pronunciamento oficial do prefeito Sérgio Rufino (PCdoB) confirmando a realização do IpuFolia 2016.
A população ipuense está ansiosa esperando um pronunciamento oficial do prefeito de Ipu, sobre o IpuFolia 2016, mas apesar de falar sobre o assunto, apenas nos bastidores, o prefeito disse que só fala de forma oficial, após fechar todos os detalhes para a realização do evento.
A Prefeitura Municipal de Ipu está tentando viabilizar o IpuFolia 2016, onde estão levando em consideração todos os aspectos junto com parcerias do setor privado para montagem de uma grande estrutura com segurança, palco, camarotes, bandas, paredões de som, iluminação e tudo mais que faz parte de um grande evento, dentro das possibilidades atuais do município e região.
Existe uma cervejaria interessada em patrocinar as bandas para o IpuFolia 2016, mas faltam ajustar alguns detalhes sobre a exclusividade da marca.
Diferente de quase 100 prefeituras cearenses que não conseguiram pagar o 13º dos servidores municipais, o município de Ipu pagou os salários de novembro, no dia 5 de dezembro. Já no dia 18 de dezembro efetuou o pagamento da metade restante do 13º salário, a primeira parte foi paga em junho, e no dia 30 de dezembro foi pago antecipado o salário do mês de dezembro. Somente no mês de dezembro de 2015, os servidores receberam dois salários, novembro e dezembro, mais a segunda parcela restante do 13º salário.
Embora existam as pressões para altos gastos com eventos festivos no município, o prefeito Sérgio Rufino tem como sua maior meta de governo o equilíbrio com as contas públicas, pois salários em dia garantem, não somente o conforto e a segurança financeira dos servidores, mas também mantêm o comercio local adimplente e aquecido, com a certeza de que os seus clientes terão dinheiro todo dia 5 de cada mês.
A pesar da crise mundial que atingiu o país, a maior dificuldade enfrentada com relação ao IpuFolia 2016 não é financeira, mas climática, pois a falta de chuvas prejudicam o maior cartão postal e atração da cidade, a Bica de Ipu, que sem água não consegue atrair um grande número de foliões.
Para o IpuFolia 2016, a prefeitura estuda seguir o modelo de um carnaval sem trio elétrico, a exemplo de outras cidades da Serra da Ibiapaba, como São Benedito e Tianguá, onde os carnavais são realizados com as bandas se apresentando em palco e não em trios elétricos. Os tradicionais blocos carnavalescos de Ipu, “Bloco do Avesso” e “Bloco da Mala” deverão ser puxados por um paradão de som para garantir o tradicional desfile na Avenida da Folia.
Acredita-se que até a próxima segunda-feira (11) ou terça-feira (12), o prefeito de Ipu já deve ter resolvido todas as pendências para a realização do IpuFolia 2016 e deverá se manifestar positivamente sobre o evento. Até lá, a população espera ansiosa pelo pronunciamento.
Netcina