quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Ipu (CE): Vai ter carnaval em Ipu este ano?


O assunto já ganha às ruas da cidade de Ipu e redes sociais. Bica de Ipu reapareceu com um pouco de água nesta segunda-feira (04/01).

No ano de 2015, o prefeito Sérgio Rufino (PCdoB) bem que tentou realizar o carnaval de Ipu, com trio elétrico e bandas. O prefeito disse que “a tradição, geração de renda no comércio local, o equilíbrio das contas de gestão, e o fato de não quebrar essa tradição, de anos e anos para a juventude ipuense, foi o ponta pé importante para a realização do carnaval, isso claro, dentro das receitas do município. 

Sérgio Rufino disse ainda como aconteceria o desfile do tradicional bloco carnavalesco Bloco da Mala”, mas depois de tudo pronto para a festa, o Ministério Público emitiu uma recomendação e uma advertência para que as grandes atrações fossem todas canceladas, ficando a animação por conta dos paredões de som. Mas mesmo assim a cidade teve um carnaval bastante animado. 

Para esse ano de 2016, a situação não é diferente de 2015, pois embora o prefeito seja totalmente responsável com os gastos públicos e mantenha os salários dos servidores em dia, ao contrário de quase 100 prefeituras cearenses que nem pagaram o 13º dos servidores, a falta de água agravou-se durante esse último ano e a Bica de Ipu, o maior ponto turístico e tração do carnaval, é uma incógnita se terá água ou não.

Setores privados não demostram nenhum interesse em assumir o carnaval com a cidade de Ipu passando por uma grande estiagem e com a Bica de Ipu sem água. O risco de prejuízos são enormes.

Dezenas de prefeituras no Ceará e em todo o país, desde o último mês de dezembro de 2015, estão anunciando o cancelamento de seus carnavais para investir os recursos em outras ações. (Veja Aqui).

Na manhã desta terça (5) perguntamos ao Dr. Guilherme Emanuel, presidente do Grêmio Ipuense, se a instituição teria condições de assumir o carnaval da cidade e sua resposta é que o Grêmio não teria condições: “Fazer evento é bem complicado. Envolve muito dinheiro e muitas pessoas ao redor. Não pode errar”, disse.

Já pessoas ligadas a ABCI (Associação dos Blocos Carnavalesco de Ipu) alegam que parte da associação a iniciativa junto com a administração e que se reunirão para debater se é viável ou não o carnaval 2016 em Ipu. “Estamos passando por uma crise nacional e uma grande falta de chuva em nosso estado. Dois pontos bastantes relevantes”, disse Anderson Madeira que é membro da ABCI.

Há 30 dias do início do carnaval, que se inicia na sexta 05/02 e vai até a terça 09/02, ainda permanece tudo indefinido, sobre a realização ou não do carnaval 2016 de Ipu.

Netcina