Esta festança é tradicional em todo Brasil, cada Região com suas peculiaridades e a nossa cidade passou por um período marcante, com desfile de verdadeiras Escolas de Samba, que chamavam atenção de boa parte de nosso Estado.
Esse período se foi ficaram as boas lembranças e os protagonistas dessa fase de nossa história. Quem não lembra do Custemu Mais Xeguemu, do Papalalau, dos Reus, Viralata 2000, Papa Real, Panck, e tantos outros; e o mais tradicional e marcante de todos, Bloco da Mala, Bloco tradicionalmente ipuense, idealizado por artistas de Ipu em especial o carnavalesco Marcílio Lima. Tudo virou lembrança e as recordações voltam somente através das músicas.
O Carnaval é uma Festa anualmente, mesmo sendo certeza no calendário, a nossa cidade, nos últimos anos tem adotado, o “ultima hora futebol clube”, para dizer se vai ou não haver tão importante festança. Lembro aqui o calendário proposto pelo vereador Adriano Melo.
Mais uma vez a desculpa vai ser a falta de verba ou a seca, e as decisões serão tomadas na ultima hora, ou no ultimo dia, como ano passado(2015), impedindo assim a possibilidade da iniciativa privada em promover o evento.
Adiantando-se a tudo isso, eu tenho duas informações antagônicas, a primeira vem do Bloco Me Leve, com 14 anos de existência e acaba de anunciar, que não participará do carnaval 2016, repetindo assim a mesma decisão do ano passado.Já a segunda vem do Gerente do Banco do Brasil, o ipuense João Bosco, que informa aos foliões de Ipu em especial AS CRIANÇAS, que a AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) vai promover nos quatro dias durante as tardes e entrando nas noites o seu carnaval, desde já fica o convite para toda população, para aproveitar e reviver no ambiente(AABB) que marcou época no nosso carnaval.
Hélio Lopes Rádio Regional de Ipu