Por Rárisson Ramon
Sabe-se da luta constante para que Ipu tenha um órgão de nível superior. Muito se debateu sobre a tão sonhada Universidade Federal da Ibiapaba, mas parece que o primeiro passo será de fato um IFCE. Logicamente que até a aprovação em lei e a obtenção de recursos à execução da mesma demandará longos anos, contudo um ato concreto foi implementado. Saiu-se da esfera abstrata das ideias e discussões para a positivação em documento.
O Deputado Domingos Neto (PMB) conseguiu o parecer favorável a um projeto de sua autoria, trata-se do Projeto de Lei 3.125, de 2015, que visa autorizar o Poder Executivo a criar campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE no Município de Ipu, no Estado do Ceará.
Tal notícia é recebida com muita alegria, pois Ipu é merecedor de tamanha façanha. Não podemos continuar estagnados no tempo e no espaço. É hora desta cidade voltar a crescer. E esse crescimento somente será possível por intermédio da educação.
Aqui gostaríamos de destacar a pessoa do jovem Deputado Federal Domingos Neto que está a mostrar serviço por esta cidade. Também não poderia deixar de citar o trabalho de articulação do ex-prefeito Sávio Pontes, do jovem Diego Carlos e dos demais edis que acompanham os mesmos em toda essa trajetória de viabilização do IFCE em nosso município.
Um IFCE em Ipu já será um início ao grande processo de desconstrução de velhos paradigmas em nosso município. Ficaremos ansiosos pela celeridade da aprovação do referido Projeto de Lei e à sua fiel execução. Que não seja mais um projeto eleitoreiro e que não fique engavetado como está o Projeto de Lei n.º 6.618-A, de 2013, que Autoriza o Poder Executivo a criar Campus Universitário em Tianguá por desmembramento da Universidade Federal do Ceará - UFC, e dá outras providências, de autoria do Deputado Federal José Guimarães (PT).
Acompanhe abaixo o teor do projeto de lei de autoria do Deputado Federal Domingos Neto: