O saldo dos incêndios na Serra da Ibiapaba é tenebroso! A fauna e a flora da nossa região, rica por suas belezas naturais sofreu bastante nos últimos dias, e as perdas são grandes, além de que algumas são irreversíveis.
O incêndio da APA da Bica do Ipu, talvez tenha sido uma das maiores tragédias naturais da Ibiapaba, o fato virou notícia em canais de televisão do estado. Imagens chocantes, enquanto nossas matas eram consumidas pelo fogo, os animais morriam impiedosamente queimados, nosso principal cartão postal turístico silenciava, triste, melancólico, diante do fogo abrasador apenas um opaco e rígido paredão de pedra.
Nesta segunda-feira (14/12) obtivemos na delegacia de Polícia Civil de Ipu, a notícia de que o Sítio São Paulo, também teve um extenso foco de incêndio que por muito pouco não atingiu as nascentes, os olhos d'água que originam o nosso Riacho Ipuçaba. O fogo foi debelado por moradores das imediações, apesar de ter feito o seu enorme estrago.
Conversamos direto da DPC (Delegacia de Polícia Civil) com o jovem Alison Ferro, membro da família proprietária dos terrenos onde matas foram devastadas pelo fogo, no Sítio São Paulo, região serrana de Ipu. O mesmo fez um registro de um B.O (Boletim de Ocorrência), atitude necessária nessas situações:
Fonte: Repórter Francisco José