Desde o início desse mês de Dezembro a mata que cerca a Bica do Ipu já vinha sofrendo com incêndios de pequeno porte. O fogo foi se avolumando na segunda (07), e na terça (08) pela manhã a gestora da APA da Bica do Ipu, Henriete Santana, foi ao programa do Radialista Marcos Aurélio da AM Regional e clamou por socorro ao Prefeito Sergio Rufino.
O gestor de Ipu, como de praxe, estava em Fortaleza e ficou alheio a situação. Na noite daquela terça o fogo deixou em pânico a cidade e os moradores fizeram uma operação heroica e improvisada para que as chamas não tomassem o restaurante do Parque da Bica.
No momento de maior tensão no combate ao incêndio, ninguém da Prefeitura botou as caras. Somente no dia seguinte, quarta (09), o irmão do Prefeito, Tião Rufino, posou de herói solitário para fotos ao lado do Corpo de Bombeiros que apareceu já depois da atuação gloriosa de diversos cidadãos ipuenses.
O prefeito, por sua vez, por volta das 11h, quando tudo já estava sobre controle, colocou uma nota numa rede social dizendo da sua preocupação com o incêndio de proporções catastróficas e que teve repercussão nacional.
Fonte: Blog do Kleber Teixeira