segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Vigilância Sanitária recebe denúncia de idoso que reside em condições subumanas

Por Rárisson Ramon



É dever da Vigilância Sanitária adotar as políticas de saúde em prol da sociedade, como também desempenhar o conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir os riscos à saúde.

Nesse ínterim a Vigilância Sanitária de Ipu recebeu denúncia de um idoso, ao qual irá se preservar a identidade do mesmo, que mora em uma residência onde as condições são insalubres devido ao acumulo de lixo e outras sujidades. O idoso, que apresenta deficiência visual, reside no bairro Caixa D'Água e aparenta ter cerca de 85 anos.O mesmo reside juntamente com um filho. Conforme os técnicos da VISA o mau cheiro ma moradia era forte e as condições de higiene totalmente precárias. Na casa foi detectado a presença de três cães o que agrava mais a situação.

É interessante pontuar que situações como essa é favorecedor ao desenvolvimento de insetos, pragas e roedores que poderão causar doenças endêmicas à circunvizinhança e aos próprios moradores do domicílio. 



Obteve-se uma informação que o caso já é antigo e perdura por gestões, entretanto o município continua omisso em resolver o problema. Se está, não se consegue perceber a devida celeridade e eficiência. Em casos dessa natureza é preciso uma ação conjunta de departamentos como o CREAS - Centro de Referência Especializado em Assistência Social; CAPS - Centro de Assistência Psicossocial e Vigilância Sanitária. Seria interessante também solicitar o auxílio da Pastoral da Pessoa Idosa.

Espera-se que uma solução seja implementada o quanto antes no sentido de oferecer uma condição digna ao idoso como também garantir que não haja o retrocesso do caso em comento, ou seja, que o mesmo não volte a residir em situação degradante.
O Departamento de Vigilância Sanitária ficou de encaminhar ofício aos demais órgãos para realizar as devidas ações.







Caso a gestão atual queira manifestar-se para algum esclarecimento nos colocamos a disposição. Nosso e-mail de contato é: rarissonramonadv@gmail.com