sábado, 28 de novembro de 2015

Apagão dexa metade do Ceará no escuro, atinge Capital e Região Norte


O blecaute atingiu diferentes bairros da cidade e do Interior do Estado e, embora a luz tenha voltado após cerca de 15 minutos, a repercussão nas redes sociais foi intensa, já que a população questionada os motivos de mais uma falha.

Uma queda de energia deixou diversos bairros de Fortaleza e algumas cidades da Região Norte do Estado sem iluminação na noite desta sexta-feira (27). Sinais de trânsito ficaram apagados e vários pontos de engarrafamento foram registrados. Este foi o 4º grande blecaute enfrentado pelos cearenses em 2015, e aconteceu duas semanas depois do último. Grande parte dos locais atingidos passou cerca de 20 minutos sem energia.

A Companhia Energética do Ceará (Coelce) informou que a interrupção do fornecimento de eletricidade foi uma falha em uma subestação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e atingiu diversas partes de Fortaleza, da Região Metropolitana e da Região Norte do Estado. No momento do pronunciamento da Companhia, ainda havia regiões sem o restabelecimento dos serviços. "A Chesf é responsável por transmitir a energia entregue pela Coelce a seus clientes. A Coelce acrescenta que está trabalhando para normalizar o fornecimento o quanto antes", explicou a Coelce por meio de nota. A reportagem tentou contato com a Chesf, mas não obteve sucesso.

Relatos
Por meio de redes sociais, internautas registraram o blecaute não só de Fortaleza, mas no Interior. Moradores do Dionísio Torres, Benfica, Fátima, Cocó, Praia do Futuro, Cidade 2000 e de municípios como Maracanaú, Sobral, Aquiraz, Camocim, Santa Quitéria e Itapipoca relataram a queda de energia. Em alguns lugares, o fornecimento foi rapidamente restabelecido. Houve relatos da interrupção de serviços de telefonia móvel e fixa.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) informou que, na hora da falta de luz, 434 semáforos, dos mais de 700 existentes na Capital, ficaram sem funcionar. Os equipamentos voltaram à normalidade com o retorno da energia. No Aeroporto Internacional Pinto Martins as, luzes do saguão principal oscilaram. Conforme a Infraero, não houve cancelamento de voos. O apagão atrapalhou programações de muitos estabelecimentos. Diversos shoppings da ficaram momentaneamente sem luz. No Joaquim Távora, uma escola teve a festa de fim de ano das crianças interrompida.

Histórico

7 de março de 2015

Falha na subestação Fortaleza II da Chesf deixa a Capital e parte da Região Norte sem luz

10 de junho de 2015

Fortaleza e Região Metropolitana são atingidas por nova falha na subestação Fortaleza II da Chesf

11 de novembro de 2015

Falta de energia afetou diversos bairros da Capital, mas Chesf e Coelce não revelaram os motivos

Apagão deixou vários semáforos desligados em Fortaleza

Diário do Nordeste